Guia de Boas Práticas de Segurança nos Track Days
1. Equipamentos de segurança
- Extintor presente;
- Tow strap (recomendado);
- Capacete aprovado pelo Inmetro – ou por normas de segurança internacionais – e dentro doperíodo de validade (5 anos a partir da data de fabricação);
- Vestimenta adequada (proibidas roupas sintéticas);
- Cinto de segurança válido e homologado;
- Bancos homologados.
2. Antes de ir para Pista
- Aperto das rodas;
- Calibragem (ajustar depois a quente);
- Fixação da Bateria;
- Mangueiras de combustível – verificar quanto a vazamentos;
- Extintor e sua fixação;
- Suporte do celular e sua fixação;
- Suporte da câmera onboard, bateria e cartão de memória.
3. Entre as Saídas de Box
- Pneus: rachaduras nas laterais, deformação na banda de rodagem, visualização da lona ou arames;
- Calibragem (ajustar depois a quente);
- Discos de freios – verificar quanto a trincas e pequenas rachaduras;
- Composto das pastilhas – verificar altura;
- Mangueiras de combustível – verificar quanto a vazamentos;
- Pedal de freio – verificar resposta.
4. Na pista
- Ruído anormal, aborte a volta e verifique!
- Vibração súbita ao volante, aborte a volta e verifique (!): aperto das rodas, discos de freios, pneus,etc;
- Pedal de freio baixo, aborte a volta (!) e resfrie o carro;
- Fumaça dentro do carro, aborte a volta, pare em local seguro e verifique;
- Volante com resposta anormal aos comandos, aborte a volta e verifique(!): suspensão e sistema dedireção.
5. Segurança do Evento
Verifique a estrutura do autódromo quanto a:
- Ambulância com médico (recomendável);
- Carro(s) de resgate com extintores, equipamentos adequados e profissionais qualificados;
- Extintores nos boxes.
Este guia foi criado como ferramenta para os pilotos consultarem antes e durante os track days como um check list de segurança.
Versão 1 – jun/21 – Colaboração Marcus Motta, Rodrigo Mourão